O que é o grêmio estudantil ?
É a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto na escola como na comunidade.
Ele se constitui um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de comprometimento com a educação de todos.
Estatuto do Grêmio Estudantil
Objetivos:
• Representar o corpo discente;
• Defender os interesses individuais e coletivos dos alunos da instituição
• Promover a cooperação entre os administradores, funcionários, professores e alunos no trabalho, buscando aprimoramentos;
• Incentivar a cultura literária, artística e desportivo de seus membros;
• Realizar intercâmbio cultural e educacional;
• Lutar pela democracia permanente, através do direito a participação nos fóruns internos da Escola.
Ações do Grêmio
O grêmio estudantil, articulado à gestão escolar, busca oferecer aos alunos possibilidades de desenvolver competências que os instrumentalizem a refletir sobre si mesmos, a se inserir e a participar, ativa e criticamente no mundo social, sendo protagonistas das ações dentro e fora da escola, contribuindo, dessa forma, para uma maior interação com os colegas e comunidade.
• Elaborar o Plano anual de trabalho;
• Colocar em prática o plano aprovado;
• Divulgar em Assembleia Geral,as normas, as atividades, a programação e a aplicação dos recursos;
• Reuni se ordinariamente pelo menos uma vez por mês, e extraordinariamente a critério do presidente ou de 2 3 da Diretoria;
• Tomar medidas emergências, conforme o estatuto.
Componentes do Grêmio/ Funções
Presidente:
• Representar o Grêmio dentro e fora da escola;
• Convocar e presidir as reuniões ordinárias e extraordinárias;
• Assinar movimentação financeira;
• Assinar com o secretário, a correspondência oficial;
• Representar o Grêmio no Conselho Escolar;
• Cumprir e fazer cumprir as normas do Estatuto;
• Desempenhar as demais funções inerentes a seu cargo.
Vice-Presidente:
• Auxiliar o presidente;
• Substituir o Presidente nos casos de ausência eventual.
Secretário Geral:
• Publicar avisos e convocações de reuniões, divulgar editais e expedir convites;
• Lavrar atas das reuniões;
• Redigir e assinar com o Presidente a correspondência oficial;
• Manter em dia os arquivos da entidade.
1º Secretário:
• Auxiliar o Secretário Geral em todas as funções.
Tesoureiro Geral:
• Ter sob se controle todos os bens do Grêmio;
• Manter em dia a escrituração de todo o movimento e balancetes, bem como à
movimentação financeira;
• Prestar contas, juntamente com o Presidente ao Conselho Fiscal.
1º Tesoureiro:
• Auxiliar o Tesoureiro Geral em todas
as suas funções.
Diretor Social:
• Coordenar o serviço de Relações Públicas;
• Organizar os colaboradores, organizar festas;
• Zelar pelo bom relacionamento pessoal entre o Grêmio com a comunidade.
Diretor de Imprensa:
• Responder pela comunicação da Diretoria com a Comunidade;
• Manter os membros do Grêmio informados sobre os fatos de interesse dos alunos;
• Editar o órgão oficial de imprensa;
• Escolher os colaboradores para a sua Diretoria.
Diretor Cultural:
• Promover eventos de modo a favorecer o processo de aprendizagem;
• Manter relações com entidades culturais;
• Organização de grupos musicais, teatrais e outros;
• Escolher os colaboradores de sua Diretoria.
Diretor de Esportes:
• Coordenar e orientar as atividades esportivas do corpo descente;
• Incentivar a prática de esportes de modo geral;
• Escolher os colaboradores de sua Diretoria.
Diretor Saúde e Meio Ambiente:
• Promover a realização de palestras, exposições, concursos, sobre o tema acima;
• Fazer parcerias com entidades de saúde e meio ambiente;
• Incentivar hábitos de higiene e conservação do ambiente escolar.
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